Ready Codemelo

Oi!

Bem vindos ao blog Codemelo, site do meu TCC (trabalho de conclusão de curso)/projeto! Não sei como você veio parar aqui, mas suponho que deva ter algum interesse por jogos. Isso porque o meu projeto busca reunir a comunidade e informações do universo dos jogos.

Sobre mim

Me chamo Mellina. Oi. Atualmente sou estudante do último ano de Design na Unesp de Bauru. Amo jogos em todas as suas manifestações – digitais, tabuleiro, cartas, de rua, culturais, arte, brincar, RPGs, e-sports. Fiz parte de um projeto de extensão que fomentava a comunidade geek da faculdade e em outros lugares. Além disso, passei um tempo no exterior e foi lá que eu conheci abrangência dessa mídia interativa. Vi palestra de vários grandes  estudiosos e ativistas conheci desenvolvedores indies e também fiz amizade com futuros designers de jogos. Também fiz uma tentativa de abrir um grupo de estudos de jogos na minha faculdade, mas não vingou; acho que por falta de divulgação, mas também a tendência de hoje é as coisas serem online.

O que é o Codemelo?

Codemelo é o blog que vai veicular as etapas do processo do meu TCC, a fim de informar e coletar eventuais feedbacks. Por enquanto o projeto não tem um nome oficial, sendo Codemelo o codenome dele (Code + Cogumelo).

Do que se trata o projeto?

O projeto que tem como objetivo unificar e direcionar informações diversas do universo dos jogos. Em posts subsequentes, vou detalhar melhor, mas, em resumo seria uma plataforma para registrar estes elementos relacionados a jogos:

  • Pessoas – profissionais – Recursos humanos
  • Estúdios – empresas – Oficiais e não oficiais
  • Pesquisa – academia – pesquisadores, grupos de pesquisa, cursos livres, graduação e pós-graduação
  • Eventos – atualização de mercado e de pesquisa
  • Instituições e fundações – apoio e defesa
  • Editais
  • Informativos – sites, revistas, newsletter

Os maiores desafios desse projeto é o UX (user experience) e UI (user interface) dele. Como muita informação estará compilada nele, fica muito fácil se perder. Por exemplo, a Amazon possui um catálogo gigantesco de produtos, separados em várias categorias. A maneira que arranjaram de se organizar foi otimizar a ferramenta de busca, para que o usuário raramente tenha que buscar por categorias. Ele, através de análise do big data (link), transforma a sua página inicial customizada para cada usuário individual. Screenshot da página de categoria da Amazon

Já o site de busca coreano Naver se organiza de forma diferente, porque, provavelmente (eu teria que pesquisar mais a fundo para falar com certeza) o público alvo ingere informação de forma diferente. O design dos sites japoneses e coreanos contém muito mais informação em suas páginas do que os sites ocidentais.

Screenshot da página inicial do Naver, site de busca coreano Então, entramos em outra questão que é a localização. Há muitas coisas que eu não sei sobre o projeto, mas eu sei que ele é uma plataforma projetada para o Brasil. Isso não quer dizer que será um modelo que não possa ser “exportado”, mas sim que será um modelo que procure atender às necessidades da comunidade de jogos brasileira. Não procuro excluir outros públicos, mas acredito que apesar de vivermos em uma sociedade globalizada, ainda há nuances locais que devem ser levados em consideração e a posição do Brasil no mercado de jogos não é uma das mais privilegiadas. Ótimos exemplos são o site Produção de Jogos e Marketing & Games que desenvolvem conteúdo para os desenvolvedores brasileiros, em português.

Enfim, é um projeto que está em construção. O objetivo é reunir a maior quantidade de informação do universo de jogos em uma plataforma, visando a comunidade brasileira.

No próximo post, vou contar um pouco de como surgiu a proposta do projeto e um pouco do embasamento teórico dele (é um TCC no final das contas).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s